MARINA CARVALHO – POETRY SLAM: A BOFETADA COMO INSTAURAÇÃO DA PEDAGOGIA PÚBLICA
RESUMO DO TRABALHO
Neste trabalho estabelecemos uma articulação entre o poetry slam que vem ocorrendo no Brasil
e a Pedagogia Pública. Para tanto, realizamos um grupo focal – constituído por cinco poetas
mulheres que participam das batalhas de poetry slam – como metodologia para, a partir das
enunciações dessas poetas, gerar hipóteses a respeito da relação do poetry slam com a política,
com a estética, com os processos de subjetivação e com a Pedagogia Pública. Utilizando um
enfoque teórico-crítico, principalmente, a partir da obra de Jacques Rancière, de Gilles Deleuze
e de Félix Guattari, desenvolvemos este trabalho em cinco seções. Na primeira seção,
realizamos uma breve apresentação da totalidade do trabalho e de sua estrutura, indicando o
percurso tanto da criação quanto do acompanhamento das pistas cartográficas que nos
auxiliaram na construção da pesquisa. Na segunda seção, expomos as escolhas metodológicas
e afetivas que guiaram o trabalho, buscando indicar como ocorreu o encontro com o poetry
slam, com os eventos online e presenciais e com as poetas que participaram do grupo focal.
Ainda na segunda seção, apresentamos o poetry slam, com suas regras, suas principais temáticas
e como ele vem ganhando espaço nas ruas do Brasil e no mundo. De forma propositiva, criamos
o conceito de bofetada, uma chave de leitura que serviu para a visibilizar o slam enquanto
instauração da esfera pública. Na terceira seção, os conceitos de Jacques Rancière, Gilles
Deleuze e Félix Guattari orientam as reflexões acerca da política, estética e processos de
subjetivação os quais serão discutidos e articulados ao poetry slam enquanto bofetada. Em
seguida, na quarta seção, discutiremos a Pedagogia Social, a Educação Social e a Educação não
formal como perspectivas educacionais que se atentam à produção de desigualdade social e
elaboram formas de enfrentamentos e resistências principalmente fora dos muros escolares. Ato
contínuo, ainda na mesma seção, apresentamos as concepções conceituais de Pedagogia Pública
elaboradas tanto por Henry Giroux quanto por Gert Biesta. No entanto, tomaremos a concepção
deste último autor como referência para pensar a Pedagogia Pública enquanto instauração da
esfera pública. Por fim, na quinta seção, abordaremos o neoliberalismo como uma racionalidade
que investe na hipervalorização do eu, na liberdade individual, na competitividade, fabricando
individualidades e desarticulando a esfera pública. A partir de Judith Butler, discutiremos como
corpos em assembleia realizam o aparecimento na esfera pública, resistindo aos processos
neoliberais de existência e fundando também a esfera pública. Em seguida, apresentaremos
como, diante de estados policialescos, de políticas de silenciamento, de eliminação e de
entristecimento, o poetry slam enquanto bofetada produz dissensos capazes de driblar a ordem
vigente, produzindo, com isso, a Pedagogia Pública.
Palavras-chave: Poetry slam. Política. Estética. Processos de subjetivação. Pedagogia Pública.
ABSTRACT DO TRABALHO
The present academic work establishes an articulation between poetry slam that has been taking
place in Brazil and Public Pedagogy. To this end, as methodology, focus group was chosen and
it was carried out with five female poets who participate in poetry slam battles in order to, from
the poets’ perspectives, generate hypotheses about the relationship of poetry slam and politics,
aesthetics, processes of subjectivation and Public Pedagogy. Using a theoretical critical
approach, mainly from the work of Jacques Rancière, Gilles Deleuze and Félix Guattari, this
study was divided into five sections. In the first section, a brief presentation of the entirety of
the work and its structure was presented, showing the route of the cartographic clues that helped
us in the building of this research. In the second section, the methodological and affective
choices that guided the work were detailed, indicating how the encounter with the poetry slam,
the online and in-person events and the poets who participated in the focus group took place.
Also in the second section, the poetry slam, its rules, its main themes and how it has been
gaining ground on the streets of Brazil and the world is detailed. In a purposeful way, the
concept of “bofetada” (“slap”) was created as a reading key that will serve to make the slam
visible as the establishment of the public sphere. In the third section, the concepts of Jacques
Rancière, Gilles Deleuze and Félix Guattari guide the reflections on politics, aesthetics and
processes of subjectivation which will be discussed and articulated to the poetry slam as
“bofetada” in this study. In the fourth section, Social Pedagogy, Social Education and NonFormal Education will be discussed as educational perspectives that are aware of the production
of social inequality and elaborate forms of confrontation and resistance, mainly outside school
walls. Then, still in the same section, the conceptual formulations of Public Pedagogy
developed by both Henry Giroux and Gert Biesta will be presented. However, the formulation
of the latter author will be taken as a reference to think of Public Pedagogy as settling of the
public sphere. Finally, in the fifth section, this study will discuss neoliberalism as a rationality
that invests in the hypervaluation of the self, in individual freedom, in competitiveness,
manufacturing individualities and disarticulating the public sphere. Based on the Judith Butler
approach, this work will show how bodies in assembly make their appearance in the public
sphere, resisting neoliberal processes of existence as well as founding the public sphere itself.
Also, this study will present how in the face of police states, policies of silencing, exclusion
and eliciting sadness, poetry slam as “bofetada” engender dissent capable of confronting the
current order and of producing a Public Pedagogy.
Keywords: Poetry slam. Policy. Aesthetics. Processes of subjectivation. Public Pedagogy.