NAIR TEREZINHA GONZAGA ROSA DE OLIVEIRA – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município de Corumbá/MS e o 1º ano do ensino fundamental: as ações da formação na prática pedagógica
RESUMO
O presente estudo discute a implantação e implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC no município de Corumbá/MS, com o objetivo de analisar os possíveis impactos da formação do PNAIC na prática pedagógica dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) do 1º ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico nos embasamos na abordagem Histórico-Cultural, que explica a construção do psiquismo humano a partir das determinações sociais e culturais. A pesquisa qualitativa, com enfoque bibliográfico, documental e de campo foi nossa escolha metodológica; os dados da pesquisa foram obtidos por meio de embasamento nos autores, nos manuais e livros de estudos do PNAIC, e nos documentos oficiais. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras alfabetizadoras, do 1º ano do Ensino Fundamental, que atuaram no PNAIC no município nos de 2013 a 2015. As análises dos dados revelaram que a formação do PNAIC trouxe impactos/mudanças na prática pedagógica das professoras, ao evidenciarem a contribuição da formação nas atividades diferenciadas na organização do trabalho pedagógico, especialmente com os materiais disponibilizados pelo programa, como a caixa de jogos, as caixas de livros paradidáticos e de literatura que receberam no ano de 2013, com a criação do cantinho da leitura e a aplicação da ludicidade nas ações docentes. Ao finalizar o estudo, uma das considerações finais que chamou nossa atenção foi o desafio de distanciar a professora formadora e alfabetizadora da pesquisadora, ao vivenciar os questionamentos da pesquisa, tendo em vista, que alguns deles levaram a visualizar pontos críticos do PNAIC, bem como a ação da formação na prática docente.
Palavras-chave: PNAIC; Formação continuada; Prática Pedagógica; Teoria Histórico-Cultural.