NICOLE CLARO MOREIRA DE MORAIS – Avaliação, Responsabilização e Precarização do Trabalho Docente: Implicações das Avaliações Externas na Condição de Trabalho do Professor Temporário

Postado por: Gilmar Lossa

RESUMO

O presente estudo objetiva compreender as implicações das avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) na condição de trabalho do professor temporário da Rede Municipal de Educação de Corumbá/MS. A metodologia aplicada foi a pesquisa de campo, constituída por observações e entrevistas semiestruturadas em 4 escolas localizadas na parte urbana do município de Corumbá/MS. As escolas foram selecionadas pelos seguintes critérios: a) duas que obtiveram notas abaixo do índice do IDEB; b) duas que obtiveram notas acima do índice do IDEB. Dentro destas instituições, as entrevistas e as observações buscaram abranger os seguintes objetivos específicos: (I) Analisar as condições de trabalho estes professores temporários realizam seu ofício; (II) Compreender como o clima escolar molda-se para atingir as metas propostas pela avaliação; (III) Investigar como as avaliações externas determinam a compreensão que estes professores contratados possuem sobre as finalidades educativas, e; (IV) Discutir como as avaliações externas têm se tornado ferramentas de controle sobre a gestão escolar e o trabalho pedagógico docente. A partir do cotejamento dos dados obtidos junto ao referencial teórico do materialismo histórico dialético, foi concluído que o processo alienador do trabalho docente e a precarização do trabalho docente são resultados da degradação do capital às forças produtivas e as reformas que impactam a formação e a prática docente. No caso de Corumbá/MS, a regulação do trabalho docente, aliado às premissas de responsabilização docente, perda da autonomia e alienação do trabalho docente estão incutidas na aplicação das avaliações externas do SAEB, e denotam que a administração pública do município alinhou seu planejamento, gestão e organização das atividades para o modelo gerencialista/neoliberal, buscando nos modelos empresariais mecanismos que orientem as estratégias de trabalho da educação local.

Palavras-chave: precarização do trabalho docente; SAEB; avaliação externa; materialismo-histórico dialético.


Resumén

Este estudio tiene como objetivo comprender las implicaciones de las evaluaciones externas del Sistema de Evaluación de la Educación Básica (Saeb) en la condición laboral del docente interino de la Red Municipal de Educación de Corumbá / MS. La metodología aplicada fue la investigación de campo, consistente en observaciones y entrevistas semiestructuradas en 4 escuelas ubicadas en el casco urbano del municipio de Corumbá / MS. Las escuelas fueron seleccionadas de acuerdo con los siguientes criterios: a) dos que obtuvieron calificaciones por debajo del índice IDEB; b) dos que puntuaron por encima del índice IDEB. Dentro de estas instituciones, las entrevistas y observaciones buscaron cubrir los siguientes objetivos específicos: (I) Analizar las condiciones laborales que estos docentes temporales realizan en su puesto; (II) Comprender cómo se configura el clima escolar para lograr las metas propuestas por la evaluación; (III) Investigar cómo las evaluaciones externas determinan el entendimiento que estos maestros contratados tienen sobre propósitos educativos, y; (IV) Discutir cómo las evaluaciones externas se han convertido en herramientas para controlar la gestión escolar y la labor pedagógica docente. De la comparación de los datos obtenidos con el marco teórico del materialismo histórico dialéctico, se concluyó que el proceso alienante de la labor docente y la precariedad de la labor docente son el resultado de la degradación del capital a las fuerzas productivas y las reformas que impactan la formación y la educación. profesor de práctica. En el caso de Corumbá / MS, la regulación de la labor docente, sumada a las premisas de rendición de cuentas docente, pérdida de autonomía y alienación de la labor docente se inculca en la aplicación de evaluaciones externas del SAEB, y denotan que la administración pública del municipio alineó su planificación, gestión y organización de actividades para el modelo gerencialista / neoliberal, buscando en los modelos de negocio mecanismos que orienten las estrategias de trabajo de la educación local.

Palabras clave: Precarización del Trabajo Docente; SAEB; Evaluación Externa; Materialismo Dialéctico-Histórico.

 

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