SANDRA REGINA ROCHA DE LIMA – Educação Sexual, Gravidez na Adolescência e Relações de Gênero: Vozes de Mães e Pais Adolescentes de Ladário/MS
RESUMO
A pesquisa de mestrado refere-se às questões inerentes à gravidez na adolescência, educação sexual e relações de gênero. Teve por objetivo averiguar o que essas mães e pais adolescentes, matriculados no ensino público de Ladário / MS, têm a dizer sobre a educação sexual, a gravidez na adolescência e sobre as relações de gênero que envolvem a maternidade e paternidade. O referencial teórico baseia-se em discussões sobre o processo de educação sexual nas famílias, na escola e na sociedade; a fase da adolescência, sexualidade e gravidez; e as relações de gênero nas sociedades patriarcais. O instrumento utilizado para a coleta de dados caracterizou-se por entrevista semiestruturada e essa etapa da pesquisa contou com a participação de 3 mães e 2 pais adolescentes, matriculados no ensino público no município de Ladário / MS, com idade entre 15 e 17 anos. Os dados obtidos foram organizados e então elaboradas as seguintes categorias: a) a educação sexual segundo a perspectiva de mães e pais adolescentes de Ladário / MS; b) a gravidez na adolescência: o que dizem mães e pais que vivenciam essa realidade?; e c) as relações de gênero: os dizeres e as vivências de mães e pais adolescentes. Os resultados da pesquisa evidenciam que: A educação sexual, considerada um tema transversal nas escolas, que também é de responsabilidade das famílias, tem sido negligenciada, especialmente devido às dificuldades que pais e professores têm para dialogar sobre esta temática, que é permeada por preconceitos e tabus; A gravidez na adolescência ocorre em um período da vida que em si já carrega consigo muitas questões a serem (des)construídas na vida da pessoa e, com a vinda de um bebê, os adolescentes necessitam de uma rede de apoio familiar e social, para continuarem a desenvolver-se, sem abandonar a escola; As relações de gênero se fazem presentes nas questões inerentes à maternidade e paternidade, especialmente devido à divisão de papéis, que em relação à criação dos filhos, sobrecarrega a menina, enquanto que o menino nem sempre se compromete e assume a responsabilidade de participar ativamente do processo de educação e cuidados do bebê. A partir do estudo realizado, infere-se que, para que a educação sexual contribua com formação das novas gerações, é preciso que aconteçam diálogos, ensinos e debates, tanto por parte da escola, quanto por parte da família, para que os adolescentes possam, a partir de suas apreensões e reflexões sobre estes conhecimentos adquiridos, terem a consciência crítica para vivenciarem a sexualidade de uma forma respeitosa consigo e com o próximo. E apesar de haverem avanços nos debates sociais sobre a sexualidade e as relações de gênero, evidenciase que ainda está longe de essas temáticas serem resolvidas ou abordadas abertamente em âmbito escolar e familiar.
Palavras-Chave: Educação Sexual; Gravidez na Adolescência; Maternidade e Paternidade; Relações de Gênero.